Este foi o segundo lugar que me fez resolver ir para Cunha!
Eu ando numa vibe muito natureza, caminhada, coisas bonitas de se encher os olhos. Aí de repente eu descobri a Pedra da Macela, em Cunha.
A Pedra da Macela nada mais é que uma montanha, encravada na Serra do Mar e Serra da Bocaina e tem 1840m de altitude, sendo o ponto mais alto da cidade de Cunha. Além disso, é o limite entre Cunha e Paraty, ou seja SP/RJ.
Quando fui pesquisar sobre a Pedra da Macela descobri que, por ser o ponto mais alto da região, é possível ver, com seus próprios olhinhos, a cidade de Paraty e o mar! Quando descobri isso fiquei enlouquecida! Tinha que ir porque, meu Deus, dava pra ver o o mar do interior! 🙌🏻
Também pesquisei muito sobre se o Rafa e eu teríamos condições de fazer a trilha. Afinal, ela tem 1840m de altitude. Não somos um casal fitness!😁 Quando li relatos de pessoas um pouco mais velhas que nós dizendo que era ok, bati o martelo e falei vamos!
O acesso para a trilha se dá pela Rodovia Cunha-Paraty (Rodovia SP-171), no quilômetro 65. Existem placas sinalizando o local onde você deve entrar. A partir daí você pega uma estradinha de terra, e é bom ter cuidado nesse momento porque ela é bem fininha, então pra passar dois carros ao mesmo tempo é um apertinho!
Uma curiosidade: A trilha em si é uma estradinha da antiga Companhia de Energia de Furnas, no topo, você poderá observar a existência de diversas antenas de transmissão de energia, mas esta área é restrita aos turistas.
Você vai saber que chegou quando começar a ver diversos carros estacionados e uma porteirinha da qual você não poderá continuar com o carro e terá que usar suas pernas mesmo!
Passando a porteirinha, você inicia a trilha! Não sei se elas estão sempre lá, mas quando fomos tinham duas mulinhas mega dóceis e fofas logo na entrada! Chamamos uma, ela veio, fizemos carinho, a outra viu e veio correndo querendo carinho também! Imagina que eu nem amei! 🥰
E aí começamos! E o dia tava uma beleza de lindo, gente, o sol a pino… E continuamos, e continuamos, e continuamos… Sinceramente gente, é subida o tempo todo! Infelizmente eu não tenho como postar o vídeo que fiz aqui da gente subindo!
Observação: Mas se você quiser ver o vídeo da subida, é só dar um pulo lá no Instagram, no destaque sobre a cidade de Cunha! 😉
É possível subir? Sim gente, é plenamente possível, mas vá no seu próprio tempo e ritmo. Não deem uma de Fefa ansiosa e queiram sair correndo pra chegar mais rápido. Como tudo na vida, a beleza de se chegar num objetivo é o seu caminho (e no final, vocês vão entender porque estou falando isso!).
O Rafa inclusive durante a subida comentou que a subida de Machu Picchu era mais fácil! 🤣 Mas gente, de boa, era tranquilo sim, a gente que é muito afobado! Levamos 50mins pra chegar no topo.
E chegamos! Subidinha final e estávamos no topo! E vocês lembram que eu disse que o dia estava lindo? Então, chegamos lá e estava… cheio de nuvens!!!
O mar e Paraty que eu tava doidinha pra ver, estavam tudo encobertos!! Dava pra ver um pouco do entorno da Serra da Bocaina, mas o mar em si não! 😭
E esta é a beleza da natureza: por enquanto o homem não pode mandar nela. Subir no topo da Pedra da Macela não é garantia de que você conseguirá ver a vista maravilhosa que ela tem (e eu nem posso mostrar pra vocês como é, porque eu não vi!).
Ficamos chateados? Ficamos, era o motivo de termos feito a trilha. Estragou o passeio? Absolutamente não! Como eu disse, o caminho em si, a trilha o esforço para chegar lá compensaram o baque! Fiquei muito feliz de ter chegado no topo, porque tinha horas que realmente cansávamos e parávamos um pouco para descansar.
Não ter visto o mar de lá só me deu motivos para querer voltar uma outra vez! (sim, faria tudo novamente!)
Dica da Fefa: o local não tem nenhuma infraestrutura para turismo, seja no começo da trilha, seja no topo. Ou seja, você não vai encontrar nenhuma lanchonete barraquinha, ou qualquer coisa que venda água, comidinhas, etc. Leve a sua água, ou bebida de preferência e os seus snacks. Também não há banheiros.
Dica da Fefa 2: Se você é aventureiro, saiba que é possível acampar lá. Existem placas mencionando essa possibilidade e as áreas que você pode fazê-lo, como áreas provisórias de camping. Mas, como eu disse, lá em cima não tem nada e também não há qualquer fonte de água potável. Também não é permitido fazer fogueiras. Se você for acampar, vá preparado!
A notícia boa? Terminando a trilha da Pedra da Macela, você pode visitar uma cervejaria artesanal que fica logo no comecinho da estradinha de terra, e que eu vou falar mais no próximo post! 😉 Mas gente, vão depois da trilha, antes não vai dar certo! 🤣
8 comments
Adorei a dica desse lugar. Eu não conhecia. Que beleza a vista! Natureza exuberante, né? Fiquei curioso para ver Paraty atrás das nuvens! Quero conhecer e estou torcendo para encontrar as mulinhas carentes no meu passeio!
Tomara que quando você for o tempo ajude! Eu quero voltar porque não desisti de ver essa vista ainda!n Espero que você encontre as mulinhas também! 🙂
Obrigada pelas dicas! Esse e um passeio so para eu e o marido!
Sim, não é um passeio que eu recomendo para crianças pequenas!
Amando acompanhar essa série sobre Cunha porque estamos planejando a nossa ida nas férias (trecho final do Caminho Velho). Eu amei muito a dica, achei maravilhosa essa vista e quero muito ver o mar de lá…mas fiquei preocupada com essa subida…pra ir com mascotinha sabe, em pleno janeiro de calor da morte!!!! Ela já está acostumada a fazer trilhas com a gente, mas com grau de dificuldade leve a médio. Já anda mais de 2km com a gente, tranquila, só de ida….
Essa trilha a pé teria quantos km, aproximadamente? Quanto tempo (aproximado) vocês gastaram para chegar, andando, lá? Para mim seria muito emocionante ver o mar de lá.
Que bom que vocês pretendem passar por lá, porque é uma cidade super gostosa, com muita natureza para ver também! Então, o caminho todo é uma subidinha, dá pra fazer tranquilamente devagar, o problema é só o calor. Eu e o Rafa somos muito ansiosos, a gente começa a andar rápido e esquece que é velho! 😛 O caminho tem 1.800m e é todo asfaltado! Gastamos cerca de 50mins andando. Também acho que seria emocionante ver o mar de lá, por isso que pretendo voltar! 🙂
Imagino que a Pedra da Macela seja como o Morro do Pai Inácio, na Chapada Diamantina! Da um trabalhinho pra subir, mas a vista compensa
Super compensa! Mesmo com o tempo nublado e tudo, a subida compensou demais! 🙂