Campos do Jordão é uma cidade próxima de São Paulo, então fica fácil ir até lá numa daquelas viagens para sair da rotina! Então aqui, eu vou dar dicas dos 15 melhores passeios para o que fazer em Campos do Jordão!
E pra fazer esses 15 passeios você pode fazer sua reserva com antecedência! Principalmente porque em alta temporada fica tudo cheio e porque praticamente não existe guia em Campos do Jordão!
Esta cidade charmosa do interior SP é um prato cheio não são para os românticos, mas tem atrações para todos os tipos e gostos! Há o que fazer em Campos do Jordão com a família, em casal, com os amigos e até mesmo sozinho!
Campos do Jordão é próxima da capital SP, ficando a apenas a aproximadamente 2:30hs de distância!
Da mesma forma, você deve saber que embora a cidade seja conhecida pelo seu famoso Festival de Inverno, ela tem atrações para o ano todo! Seja com sol ou com chuva, você sempre vai achar o que fazer em Campos do Jordão!
Se você gosta de natureza e quer ter outras opções para viajar por São Paulo de carro, sugiro conhecer a cidade de Cunha! 😉
Conhecer o Parque Amantikir
Acima de tudo, o Parque Amantikir é o ponto turístico mais queridinho do momento em Campos do Jordão.
Mas o que significa Amantikir? Bom, a palavra significa Amantikir significa montanha que chora, do tupi, daí surgiu o termo aportuguesado Mantiqueira.
O criador desse parque, um engenheiro agrônomo, após viajar pela Europa, EUA, Canadá queria que a cidade tivesse jardins tão bonito quanto os que viu nesses lugares, então, ele construiu este complexo que remete a jardins típicos de todo mundo: chinês, japonês, alemão, francês, inglês…
Porém, o que mais atrai visitantes para esse lugar , são seus 2 labirintos! O primeiro, um tradicional, daqueles que você fica perdido dentro. O segundo, um labirinto de grama, sendo o cartão postal do Amantikir.
O que fazer em Campos do Jordão: Parque das Cerejeiras
O Parque das Cerejeiras não é um lugar muito conhecido e frequentado por turistas em Campos do Jordão. O que torna ele perfeito se você quiser curtir a natureza sem muita muvuca!
Enfim, ele é um parque como outro qualquer, porém, no inverno, entre julho e agosto, acontece o Festival da Cerejeira, quando ocorre a florada dessas árvores. O Festival conta com diversas atividades com música, dança, comidinhas.
Mesmo que não seja época é um lugar bem gostoso para se caminhar, tem trilhas e você pode até fazer um piquenique, sendo uma ótima opção para o que fazer em Campos do Jordão fora de temporada!
O lugar ainda conta com um Jardim Oriental, uma grande estátua de Buda, pontes, cascatas, esculturas típicas e um lago com carpas. Assim você pode ir pra Campos e se sentir no Japão! 😉
E para se sentir mais ainda no Japão, que tal saber um pouco mais sobre comida japonesa? O Blog Comidas pelo Mundo te conta quais os melhores pratos da comida japonesa em: Comida japonesa, conheça os melhores pratos
Fazer uma trilha no Horto Florestal
O Horto Florestal de Campos do Jordão é uma área natural imensa em que você pode fazer diversas atividades: arvorismo, tirolesa, trilhas (com diversos níveis), um piquenique com a família e ficar em contato direto com a natureza!
Se você é da turma das trilhas, saiba que existem 4 trilhas para fazer: a Trilha da Cachoeira (fácil, 4,7km ida e volta), Trilha das 4 Pontes (nível fácil, 40mins), Trilha dos Campos (nível médio, 3km) e Trilha do Rio Sapucaí (nível fácil, 2,6km).
A trilha da Cachoeira é a mais conhecida e super fácil de fazer! Ela é para todas as idades porque é plana e não há dificuldade nenhuma! O percurso de ida e volta dura cerca de 1:30hs e no final, como diz o nome, há uma cachoeira!
O que fazer em Campos do Jordão: Ducha de Prata
A Ducha de Prata é a queda d’água mais famosa de Campos do Jordão! Se você foi pra lá e não visitou, você simplesmente não foi pra Campos!
Você consegue chegar lá de carro, a pé a partir do centro da cidade ou de trenzinho turístico!
O lugar é formado por várias duchas artificiais, feitas por uma canalização de águas vindas do represamento do Ribeirão das Perdizes. Há diversas plataformas de madeira, nas quais é possível caminhar por entre as quedas d’água e tirar muitas e muitas fotos!
O melhor? A entrada é gratuita, e no local existem várias lojinhas que vendem malhas, artesanatos e chocolate.
Lá também é possível praticar arvorismo e tirolesa, mas é uma atração paga.
Dar uma volta no centrinho de Capivari
Na minha modesta opinião, Capivari é o coração de Campos do Jordão! É onde tudo acontece, onde todos se encontram, onde há vida na cidade! *Fefa poética* 😁
É lá que você vai bater perna vendo vitrine de lojas de roupas de inverno (ou não!), é lá que você vai parara para tomar um chocolate quente e aproveitar para comprar os chocolates pra levar pra casa também!
Além disso, é lá que se concentram quase todos os restaurantes da cidade, e a gastronomia é vasta! Você encontra comida francesa, italiana, alemã, além dos famosos fondues!
E é na praça central de Capivari que acontece o Festival de Inverno.
Ainda, abaixo dessa pracinha central, você encontra o teleférico da cidade que vai até o Morro do Elefante (nunca fui, essa Fefa não é corajosa! 😅) e um lago com pedalinhos! E se quiser, faz o famoso City tour com os trenzinhos turísticos da alegria!
Por fim, você também encontra artesanato por aqui! Existe uma feirinha permanente perto dos trilhos do trenzinho, na Estação Emílio Ribas, que leva do centrinho ao Portal da cidade.
O que fazer em Campos do Jordão: o Pico do Itapeva
O Pico do Itapeva, na realidade fica em Pindamonhangaba, a 15km do centro de Campos, mas é um dos pontos turísticos mais conhecidos da cidade.
É um belo mirante, no qual você consegue ver nada mais, nada menos que 15 cidades! Dentre as quais Pindamonhangaba, Taubaté, Aparecida, São José dos Campos… 😱 Claro, se o tempo ajudar, né?
Assim sendo, o acesso é feito pela Estrada do Pico do Itapeva, tem um monte de sinalização na cidade é no caminho! Só tem algumas curvinhas, se você enjoa, leva o Dramin. 😉
Enquanto isso, o Pico fica a 2.030m de altitude, e atualmente foi remodelado e agora virou o Parque do Pico do Itapeva. Então, você pode ver a vista por um deck de madeira, onde há uma lanchonete em formato de castelo.
Além da vista, do castelinho e do charme todo, agora você pode ainda conhecer um Lavandário que fica dentro o Parque. Eu ainda não tive a chance de visitá-lo, mas dá pra você ter uma noção do quão lindo é o lugar vendo o Lavandário e Contemplário da cidade de Cunha!
Palácio da Boa Vista
Você sabia que o Governador de São Paulo tem uma residência oficial de inverno? Pois é, é o Palácio da Boa Vista!
Por outro lado, o Palácio da Boa não é apenas uma simples residência oficial do Governo, ele também é um museu, aberto a visitação!
Esta casa-museu conta com um um acervo de cerca de 2 mil peças, entre mobiliário dos séculos 17, 18, 19 e 20, porcelanas, peças religiosas, pratarias, pinturas e esculturas, divididos 35 ambientes e 105 cômodos!
Por fim, a visita é guiada e dura cerca de 30 minutos e, quando não está ocupada pelo seu ilustre “dono”, é possível até conhecer a sua área residencial.
O que fazer em Campos do Jordão: Tarundu
Se você gosta de uma aventura e atividades radicais, o Tarundu é o lugar certo para isso!
Apesar de Tarundu significar estado de graça, por ser um lugar de natureza muito bonito e agradável, ele reúne mais de 35 atrações de lazer que vão desde tirolesas, tubo insano e bóia cross, ao mini golf, passeios de cavalo e até passeio de balão! Logo, este é um lugar que tem o que fazer em Campos do Jordão com a família!
Além disso, eles contam com um restaurante que tem aquela vista linda da Serra da Mantiqueira e até com uma pousada, caso você se queira se hospedar por lá.
Fazer uma visita à Fábrica da Baden Baden
Se você é cervejeiro ou se gosta de cerveja, com certeza você já ouviu falar da Baden Baden! A cerveja artesanal que está na prateleira de todo supermercado, mas que é originária e feita em Campos do Jordão!
Ao mesmo tempo, o Baden Baden é o restaurante tradicional alemão mais famoso da cidade, mas pouca gente sabe que é possível fazer uma visitação à fabrica das cervejas, e que não fica no mesmo local que o restaurante (no coração de Capivari).
Eles tentam reproduzir um pouco do Heineken Experience de Amsterdã, ou seja, há uma visita guiada pela fábrica, que mostra como a cerveja é produzida, quais são os ingredientes (mas não os secretos! 🤣),o maquinário utilizado, tudo e tals! E ao final, você pode degustar alguns dos rótulos da marca e ter algumas dicas de harmonização!
Lá na fábrica também tem uma lojinha, assim, se você gostar de um dos rótulos (ou de todos!), pode já comprar lá mesmo e levá-los pra casa!
Mas fique atento, é bom agendar horário pelo site, porque a procura é grande e o número de visitantes é limitado!
Ambas as Imagens foram retiradas do site Campos Online.
Museu da Xilogravura
Antes de mais nada, nem só de natureza vive Campos do Jordão! Na cidade também há alguns museus que merecem sua visita! Um deles é o Museu Casa da Xilogravura!
Xilogravura é uma técnica artística oriental antiga utilizada para realizar gravuras em madeira. A arte é realizada em uma madeira que funcionará como um carimbo, imprimindo-a posteriormente em um papel.
Este é um museu particular que fica numa casa onde antes funcionava um Mosteiro de freiras beneditinas (tem bastante delas em Campos!) e tem por objetivo preservar as xilogravuras e possui obras de mais de 1000 gravadores nacionais e internacionais.
O que fazer em Campos do Jordão: Pedra do Baú
A princípio, a Pedra do Baú não se encontra em Campos do Jordão, mas sim na cidade de São Bento do Sapucaí, mas é um dos pontos turísticos visitados por quem vai à cidade e curte uma aventura!
E porque aventura? Porque no mínimo, você vai ter que deixar seu carro estacionado e andar mais uma trilha de 1,2km. Porém, chegando lá, você encontra o Mirante do Caramuru, que tem uma vista incrível para a Pedra e a cidade de São Bento do Sapucaí. Esse é o passeio light.
Já no passeio rústico, se você for desses, existem diversas trilhas mais pesadas e até mesmo possibilidade de fazer escalada na pedra. Isto, porque em realidade, o lugar é um complexo rochoso que abriga as pedras do Baú, do Bauzinho e da Ana Chata.
Assim, o complexo da Pedra do Baú abriga diversas atividades que podem ser realizadas como as trilhas do Bauzinho (leve), da Ana Chata (moderada para difícil) e do Baú (mega difícil), além de praticar voo livre.
Museu Felícia Leirner
Você já pensou em conhecer um museu a céu aberto? Gostou da ideia? Então vá conhecer Museu Felícia Leirner!
Este é um museu de esculturas ao ar livre! Ele abriga 85 obras de bronze, cimento branco e granito da artista Felícia Leirner, em um espaço dividido com o Auditório Carlos Santoro, onde ocorre o Festival de Inverno, e também pode ser visitado!
Mas ele não é só um museu ao ar livre, ele é um museu ao ar livre numa área de preservação da Mata Atlântica! Assim, ele é povoado não só por uma vegetação maravilhosa, mas também por animais em extinção, dentre eles diversas aves e mamíferos.
Assim, essa área não só disponibiliza arte, mas também espaços para piqueniques, onde você pode unir cultura e convívio com a natureza! 😊
O que fazer em Campos do Jordão: Bosque do Silêncio
O Bosque do Silêncio é mais uma das diversas áreas de Campos do Jordão em que você pode entrar em contato com a natureza e, de quebra, praticar um pouco de turismo aventura.
Caso você seja mais sossegado, você pode caminhar pelas trilhas que cortam a mata, passando pelas passarelas de madeira, respirando ar puro (que é produto farto em Campos do Jordão) e procurando avistar algum animalzinho fofo nativo!
Contudo, se você é mais radical, você pode se jogar no maior circuito de arvorismo da cidade, que conta com 28 travessias e 2km de passarela. Há também um circuito kids para as crianças! Além do circuito de arvorismo, você pode fazer uma tirolesa, brincar de paintball ou mini-golf!
Morro do Elefante e Teleférico
O Morro do Elefante e o teleférico são a duplinha de atrações mais famosa de Campos do Jordão! Eles ficam no Parque Capivari, bem no centro da cidade, que também conta com um lago com pedalinhos!
O Morro do Elefante recebeu este nome porque ele tem contorno que lembra a tromba de um elefante e se localiza a 1.800 metros de altitude, sendo um dos mirantes mais famosos da cidade, com uma vista panorâmica de Campos do Jordão.
Em contrapartida, você pode chegar ao mirante do Morro do Elefante de carro, ou fazer como a maioria da pessoas, e ir de teleférico.
O teleférico são algumas cadeirinhas suspensas por cabos de aço e que levam as pessoas até o topo do Morro. Ele existe desde 1970 e tem 74 cadeiras, podendo transportar até 600 pessoas por hora.
O que fazer em Campos do Jordão: Visitar uma Vinícola
Pois é, se você pensava que você teria que ir até o sul, ou até a Europa, ou até mesmo até a África do Sul para visitar uma vinícola, você se enganou! Temos uma bem aqui pertinho de São Paulo!
De antemão, a Vinícola Villa Santa Maria não fica exatamente em Campos do Jordão, fica, assim como a Pedra do Baú, em São Bento de Sapucaí! Ela é uma atração relativamente nova e tem a vantagem de ter uma vista linda para a Pedra do Baú!
Assim também, você pode realizar um visita guiada aos parrerais, onde são produzidas as uvas para a produção do vinho. Para isso, entre no site e faça uma reserva! Além disso, você pode realizar uma degustação dos vinhos da casa e fazer uma refeição no restaurante A Brusqueteria da Villa.
Onde se Hospedar em Campos do Jordão
Bom, o que não falta em Campos do Jordão é hotel, nas mais diversas localizações possíveis, imagináveis! Mas eu vou falar de um que mora no meu coração e pra mim, é uma atração à parte!
O Recanto São Cristóvão fica a 800m antes do Portal da entrada da cidade. Assim, se é um lugar de paz que você quer, este é o lugar certo! Mas, mais do que isso, é um lugar tem sua própria natureza e é uma delícia dar voltas por lá, encontrar os cachorros amigos que te acompanham, ver o lago com carpas e ver o lago de verdade, com patos e gansos assassinos!
É um hotel antigo, para vocês terem ideia, eu passava minhas férias lá quando era criança! 👩🏻🦳 Mas com certeza é uma joia da cidade! E você pode ficar sabendo da programação pelo Site do Hotel!
Não gostou desse Hotel? Não seja por isso, o Booking te ajuda na super missão de te ajudar a encontrar o hotel certo pra você!
Gostou de saber o que fazer em Campos do Jordão?
Seja como for, são muitos os passeios a serem feitos na cidade, logo, eu sugiro um roteiro 4 dias em Campos do Jordão, para você poder aproveitar todas essas atividades sem pressa e curtindo cada uma delas! 😉
A propósito, se você reserva os serviços para sua viagem pelo nosso link, seja de aluguel de carro, hospedagem, passeio, seguro viagem e chip de celular, você não paga nada a mais por isso e ainda ajuda a manter o nosso blog com mais e mais dicas de viagens!
2 comments
Que bacana! Onde fica esse lugar dos guarda-chuvas?
Oi Lê! Fica em frente à estação ferroviária Emílio Ribas, logo na entrada de Capivari, ao lado dos trilhos!