Esclarecendo, o que eu estou chamando de “centrinho” de Cunha são aquelas atrações que ficam dentro da própria cidade, ou seja, não requer o deslocamento pela estrada (que é o caso do Lavandário, por exemplo!).
Então vamos lá!
Igreja Matriz
É provavelmente a primeira “coisa” que você verá assim que chegar no centro de Cunha. O nome da Igreja é Nossa Senhora da Conceição e é um patrimônio arquitetônico da cidade de Cunha.
É uma construção de 1730 e é bem imponente, foi difícil tentar colocar ela todinha na foto! 😆 No momento está sofrendo algumas obras de restauro, mas é interessante dar uma entradinha para vê-la por dentro!
Ateliês de Cerâmica
Em Cunha existem vários ateliês de cerâmica, que é uma das maiores atividades da cidade. Esta atividade existe desde o tempo dos índios tamoios e foi sendo aprimorada, até que em 1975, uniu-se à cultura japonesa, tendo os imigrantes japoneses trazido para lá o Forno Noborigama. Muitos dos ateliês fazem um evento para a abertura destes fornos, e é muito concorrido!
Não vou indicar um ateliê para vocês, porque acabei indo só em um, o Atelier de Cerâmica Suenaga & Jardineiro, o pioneiro na introdução do Forno Noborigama. Não vi a abertura do forno, mas as cerâmicas lá produzidas são incríveis (de boniteza e de preço!).
Casa do Artesão
A Casa do Artesão é um lugar que concentra e vende o artesanato da cidade de Cunha. Como se fosse uma “feirinha”, mas ao invés disso, todos os produtos são expostos na “loja” e pagos a um caixa só.
Tem bastante cerâmica, mas também existem diversas outras coisas, como bijuteria, bordados, roupas, óleos essenciais e diversas outras coisas. Aliás, eu gostei mais de lá do que do ateliê de cerâmica (embora não tenha comprado nada também!).
Além de poder comprar o artesanato na cidade, há algumas exposições também.
Bom, estas foram as coisas que eu fiz no centrinho da Cidade de Cunha. Mas eu confesso, como meu tempo era curto, eu me concentrei mais nas atividades outdoor ao redor de Cunha, e contarei mais sobre elas agora! 🙂
2 comments
Conhecer produtos de Vunha
Com certeza, tem muita coisa boa em Cunha, principalmente a cerâmica!