Se vocês leram o posto sobre a pedra Te Pito de Kura, vocês viram que eu fiz uma observação de que não apenas os Rapa Nuis na Ilha de Páscoa achavam ser sua humilde residência o Umbigo do Mundo, mas o povo Inca também.
E Vinapu meio que guarda uma relação entre essas duas civilizações!
Você poderá observar que em Vinapu não existem muitos moais, existem restos de moais, pukaos, ou moais que foram destruídos e eles não lembram nem de perto a imagem dos moais que fazemos na cabeça.
Em compensação, o que eu achei muito interessante e intrigante, o que observa é que as construções lá remanescentes lembram em muito as construções Incas perfeitamente encaixadas de Cusco e Machu Picchu.
O engraçado é que eu só fui realmente entender o quão Inca é este pedaço da Ilha de Páscoa 5 meses depois, quando eu realmente fui pro Peru e vi a similaridade entre as construções.
E se faz mais um mistério na Ilha de Páscoa: existiu algum contato entre a civilização sul americana e a polinésia? Há quem diga que as construções de Vinapu foram realizadas pelos próprios Incas. Mas não há nenhuma conclusão nesse sentido.
No dia que eu fui tinha vacas selvagens pastando. Será que foram os alienígenas que deixaram elas lá: 😛